26 de fevereiro de 2012

Perfil geológico de parte do Grupo Iriri - Petrografia e geoquímica (10°37’38”/51°33’36” - 10°28’16”/51°27’45”) Província Amazônia Central - Cráton Amazônico
TCC 2011 | Resumo

Natalí Tátila M. do Nascimento

Orientação:
Profa. Dra. Márcia Aparecida de Sant’Ana Barros

Co-orientação:
Prof. Dr. Élzio da Silva Barboza

Este trabalho apresenta os resultados de um mapeamento e reconhecimento geológico da região entre Confresa e Veranópolis, nordeste de Mato Grosso.
O estudo realizado entre estas cidades permitiu a distinção das seguintes unidades litológicas:
Grupo Iriri – ocorre na área como fácies piroclásticas que apresenta brechas, lapilli – tufos, depósitos de surge e depósitos Vulcanoclásticos, associados com fácies efusiva de composição riolítica e fácies de fluxo de púmice de composição andesitica (ignibritos). Associada as vulcânicas do Grupo Iriri ocorre a Suíte Intrusiva Rio Dourado em forma de morros, colinas e apresenta textura rapakivi. Ocorre ainda na área a Suíte Intrusiva Santa Inez, representada na região por corpos dispersos de Olivina Gabros apresentando – se em forma de blocos.
Observou-se ainda que ocorrem Diques de Diabásio de idade mais jovem cortando os riolitos do Grupo Iriri.
Do ponto de vista estrutural a área está caracterizada por deformação rúptil (fraturas) a levemente dúctil de direções preferenciais NW-SE, NE-SW e NW-NE.
Em termos geoquímicos observou-se que existe uma composição andesitica nas rochas do Grupo Iriri que acompanham o padrão de rochas vulcânicas do Domo de Lava Sonho Meu, descrito por Rocha, M (2009) enquanto uma amostra de riolito mostra gap composicional em relação às outras rochas. O granito estudado mostra padrão similar aos granitos da Suíte Intrusiva Rio Dourado e comporta-se de forma similar ao riolito de Veranópolis. O gabro mostra padrão de Elementos Terras Raras similar aos gabros da Suíte Intrusiva Santa Inez.


NASCIMENTO, Natalí Tátila M. do. Perfil geológico de parte do Grupo Iriri - Petrografia e geoquímica (10°37’38”/51°33’36” - 10°28’16”/51°27’45”) Província Amazônia Central - Cráton Amazônico. 2011, 65 f. Monografia (Graduação em Geologia) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário