26 de fevereiro de 2012

Levantamento do acervo paleontológico incorporado à coleção do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Mato Grosso
TCC 2011 | Resumo

Maiara Toniazzo Braga

Orientação:
Profa. Dra. Silane A. F. Caminha

Os fósseis podem ser definidos como uma das principais chaves para se conhecer o passado, ou a história do nosso planeta, sendo eles estudados pela Paleontologia. Sendo assim, conhecer os fósseis pertencentes ao acervo do Laboratório de Paleontologia contribui para o conhecimento da diversidade fossilífera da região, hoje desconhecido pela comunidade científica. A intenção desse trabalho foi caracterizar de forma qualitativa e quantitativa os fósseis pertencentes à coleção Material de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, disponibilizando esse estudo para a comunidade científica em geral. A maioria desse material foi coletado em aulas de campo ou foram doados ao laboratório, porém, infelizmente é comum fósseis sem informações sobre sua procedência. Nossa coleção Material de Pesquisa é constituída em sua maioria por fósseis de invertebrados, representados principalmente por Braquiópodes dos gêneros Australospirifer, Australostrophia, Chonostrophia, Derbyina, Lingula, Orbiculoidea, seguido por representantes de vertebrados da família Mesosauridae e outros. No decorrer do trabalho serão apresentadas descrições e ilustrações de alguns fósseis do acervo, considerados os mais representativos, e um “Índice” contendo todos os números de MP (Material de Pesquisa) tombados pertencentes à coleção.


BRAGA, Maiara Toniazzo. Levantamento do acervo paleontológico incorporado à coleção do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Mato Grosso. 2011, 75 f. Monografia (Graduação em Geologia) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário