26 de fevereiro de 2012

Caracterização geoquímica e petrográfica preliminar do Complexo Máfico-ultramáfico Trincheira, Faixa Alto Guaporé - Distrito de Noroagro - Comodoro, Mato Grosso
TCC 2011 | Resumo

Marcelo Henrique Ribeiro da Costa
Pedro Henrique de Azevedo

Orientação:
Prof. Dr. João Batista de Matos

Co-orientação:
Prof. Dr. Amarildo Salina Ruiz

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos através do mapeamento geológico realizado na escala 1:50.000, região do Distrito de Noroagro, Município de Comodoro – MT, no qual foram enfatizados os aspectos petrográficos macroscópicos e geoquímicos das rochas pertencentes ao Complexo Máfico-Ultramáfico Trincheira (CMUT), objeto principal deste estudo, e de suas encaixantes: Complexo Rio Galera (CRG) e Suíte Intrusiva Noroagro (SIN). Tais rochas acompanham o contexto geotectônico da Faixa Guaporé, entidade esta pertencente à Província Rondoniano-San Ignácio, sudoeste do Cráton. As rochas do CMUT constituem-se de rochas básicas com variações a localmente ultrabásicas plutônicas que ocorrem em forma de blocos rolados ou pequenos lajedos próximo a drenagens. A porcentagem em sílica para nove amostras selecionadas (entre 43% e 52%, aproximadamente), revela o caráter básico-ultrabásico de tais rochas. Os litotipos compõe-se de gabros cinza, melanocrático, holocristalino, de granulação média a grossa, podendo ou não apresentar foliação. Subordinadamente ocorrem piroxenitos cinza escuros, ultramelanocráticos, granulação grossa e estrutura cumulática. Nos diagramas binários de mg# versus elementos maiores, pode-se perceber um enriquecimento em P2O5 mostrando que tal óxido é incompatível. Já a diferenciação magmática em relação ao Al2O3 demonstra um fracionamento magmático do tipo gabro. Alguns diagramas foram utilizados para averiguações sobre os processos de alteração pós-magmáticos tais como espilitização e/ou potassificação, não tendo sido verificado que tais processos tenha afetado essas rochas. O magmatismo que gerou as rochas do CMUT é do tipo toleítico e de natureza sub-alcalina. Tectonicamente as rochas da referida unidade enquadram-se como basalto do tipo MORB (cordilheira meso-oceânica). Estruturalmente, as rochas da área de estudo apresentam evidências de pelo menos três eventos de deformação: o primeiro deles responsável pelo bandamento composicional das rochas do CRG orientado segundo um trend E-W. O segundo gerou um dobramento plano-axial desse bandamento. Por fim, o terceiro evento foi responsável pela transposição da foliação mais antiga, sendo esta orientada por um trend N-S.


COSTA, Marcelo Henrique Ribeiro da; AZEVEDO, Pedro Henrique de. Caracterização geoquímica e petrográfica preliminar do Complexo Máfico-ultramáfico Trincheira, Faixa Alto Guaporé – Distrito de Noroagro – Comodoro, Mato Grosso. Cuiabá, 2011, 61 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Coordenação de Ensino de Graduação em Geologia - Instituto de Ciências Exatas e da Terra - Universidade Federal de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário