25 de fevereiro de 2012

Interpretação do funcionamento hídrico da cobertura pedológica de duas cabeceiras de cursos d'água afluentes do Rio São Lourenço do Município de Campo Verde-MT
TCC 2011 | Resumo

Erni Barcelos Ficagna Júnior
Wellington Rezende Dias

Orientação:
Prof. Dr. Fernando Ximenes de Tavares Salomão

O rio São Lourenço tem suas principais nascentes no município de Campo Verde, em áreas de intensa exploração agrícola, motivando a realização de projetos de pesquisa voltados ao conhecimento de alterações e impactos ambientais nos recursos hídricos, com o envolvimento de professores da UFMT e alunos de graduação e pós-graduação. Este trabalho de conclusão de curso de geologia é parte integrante do Projeto "Caracterização morfopedológica e restauração ambiental de nascentes situadas no alto rio São Lourenço, Campo Verde – MT”, que se encontra em andamento, tendo por principal objetivo “Interpretação do funcionamento hídrico e da cobertura pedológica de duas cabeceiras de cursos d’água afluentes do rio São Lourenço do município de Campo Verde-MT”. O cumprimento desse objetivo envolveu a aplicação da abordagem morfopedológica com elaboração de topossequências. Após a delimitação cartográfica de duas microbacias, e de suas respectivas cabeceiras de drenagem, por meio da interpretação da imagem de satélite de alta resolução, foram realizados em campo as investigações por tradagens das coberturas pedológicas existentes nas cabeceiras de drenagem e em seu entorno, com elaboração de topossequências, partindo da posição atual das nascentes e interpretando o funcionamento hídrico. Essa interpretação permitiu demostrar alterações ambientais resultantes da ocupação antrópica, envolvendo assoreamento de parte dos solos existentes no interior das cabeceiras, rebaixamento do aquífero freático e modificação da posição das nascentes, além de levantar hipóteses sobre tipologia e origem das nascentes.


FICAGNA JÚNIOR, Erni Barcelos; DIAS, Wellington Rezende. Interpretação do funcionamento hídrico da cobertura pedológica de duas cabeceiras de cursos d'água afluentes do Rio São Lourenço do Município de Campo Verde-MT. 2011, 61 f. Monografia (Graduação em Geologia) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário