26 de fevereiro de 2012

Mapeamento lito-estrutural da região da Fazenda Cana Brava, NE de Mato Grosso, Província Amazônia Central do Cráton Amazônico
TCC 2011 | Resumo

Candido Ezequiel Ribeiro
Jonas Mangoni Rambo

Orientação:
Prof. Dr. Elzio da Silva Barboza

O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de dados detalhados sobre a petrografia, geoquímica e aspectos estruturais de uma parte da Suíte Intrusiva Santa Inês, bem como estudos estruturais e petrográficos das suítes intrusivas Vila Rica e Rio Dourado na região nordeste de Mato Grosso.
A área de trabalho se localiza a aproximadamente 60 km a oeste da cidade de Vila Rica, estado do Mato Grosso. Para obtenção destes dados foi executado um mapeamento geológico em uma área de aproximadamente 86 km2 na escala 1:50.000. A área está inserida geotectonicamente no Cráton Amazônico, Província Amazônia Central, bloco Carajás-Iricoumé, região sul da área Xingu-Iricoumé. Os estudos possibilitaram definir três suítes intrusivas aflorantes na área: Suíte Intrusiva Vila Rica (SIVR), Suíte Intrusiva Rio Dourado (SIRD) e Suíte Intrusiva Santa Inês (SISI). A Suíte Intrusiva Vila Rica, de idade 1,96 Ga., (Barros et al., 2006), caracterizada como um batólito por Lacerda Filho et al. (2004), composto por monzogranitos, com textura holocristalina xenomórfica a hipidiomórfica e granulação fina a média, coloração cinza, constituídos mineralogicamente por quartzo, plagioclásio, microclina, biotita, piroxênio e anfibólio. A Suíte Intrusiva Rio Dourado (SIRD) é de composição sienogranítica e granulação média a grossa, porém há raros afloramentos em que se apresentam com granulação fina. Petrograficamente as rochas da SIRD possuem textura holocristalina xenomórfica a hipidiomórfica inequigranular. Sua mineralogia consiste de quartzo, feldspato alcalino (microlino), plagioclásio (An 40-50) e biotita. Foram identificadas duas fácies pertencentes a Suíte Intrusiva Santa Inês (SISI): a primeira e mais abundante é um hornblenda gabro e a segunda é um diorito. Apresentam uma textura predominantemente porfirítica e por vezes apresentam feições ígneas derivadas de processos de cristalização fracionada, como texturas cumuláticas. Petrologicamente é constituído por fenocristais de hornblenda em uma matriz constituída de piroxênio (diopsídio), anfibólio, plagioclásio e microclina. Em análises geoquímicas de 8 amostras da SISI, 4 deram caráter toleítico e 4 cálcio alcalino. A provável fonte geradora do magma da SISI é um magma da crosta inferior. Duas famílias de falhas transcorrentes foram identificadas na área, a primeira de direção NW-SE e caráter sinistral e a segunda de direção NE-SW e caráter destral. Essas falhas cortam todas as rochas da área, gerando duas foliações de mesma direção das falhas ao cortarem os granitos pertencentes a SIVR e SIRD.


RIBEIRO, Candido Ezequiel; RAMBO, Jonas Mangoni. Mapeamento lito-estrutural da região da Fazenda Cana Brava, NE de Mato Grosso, Província Amazônia Central do Cráton Amazônico. Cuiabá, 2011, 118 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Coordenação de Ensino de Graduação em Geologia - Instituto de Ciências Exatas e da Terra - Universidade Federal de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário