26 de fevereiro de 2012

Minerais acessórios dos depósitos glaciais neoproterozóicos em Mato Grosso
TCC 2011 | Resumo

Aline Maiara Marcello

Orientação:
Prof. Dr. Jackson Douglas Silva da Paz

Esta monografia é parte do pré-requisito para a apresentação do trabalho de conclusão de curso em bacharelado em Geologia pela UFMT. O objetivo deste trabalho foi a caracterização dos minerais acessórios dos depósitos glaciais neoproterozóicos na região da Baixada Cuiabana e Província Serrana, por meio de análises de minerais traços através de difratometria de raios-x, e minerais pesados por meio de separação gravimétrica em líquido denso. Foram estudadas cinco unidades estratigráficas, Grupo Cuiabá, Formação Bauxi, Formação Puga, Formação Serra do Caeté e Grupo Araras.
Da Formação Serra do Caeté foram trabalhadas onze amostras, que compreendem os litotipos ritmitos de argilito e arenito, arenitos, folhelho e ironstones. Do Grupo Cuiabá foram estudados os seguintes litotipos, metadiamictitos e filitos, em três amostras. Da Formação Bauxi foi estudado um argilito micáceo. Da Formação Puga um metadiamictito e do Grupo Araras um arenito. Estas litologias compreendem as formações Neoproterozóicas da Faixa Paraguai encontradas em território mato-grossense.
A Formação Serra do Caeté tem como minerais pesados zircão, muscovita, cianita, turmalina, scheelita, silimanita, barita, andaluzita, celestita, estaurolita, rutilo, lawsonita e opacos. A Formação Puga apresentou zircão, cianita, turmalina, silimanita, barita, andaluzita, celestita, estaurolita, rutilo, lawsonita e opacos. O Grupo Araras tem zircão, turmalina, rutilo, silimanita, andaluzita, cianita, lawsonita, augita e opacos. A Formação Bauxi: barita, silimanita, zircão, rutilo, estaurolita, celestita, estaurolita, cianita e opacos. E o Grupo Cuiabá: zircão, turmalina, rutilo, silimanita e opacos. Nota-se que formam três grupos, o primeiro constituído pelo Grupo Cuiabá, Formação Puga e Formação Serra do Caeté, o qual apresenta uma grande variedade de minerais pesados. O segundo grupo é formado pela Formação Bauxi a qual apresenta uma variedade intermediaria de minerais pesados, e por fim o Grupo Cuiabá forma o terceiro grupo, o qual possui quase que exclusivamente minerais pesados estáveis. A análise de minerais pesados destas formações concluiu que a principal fonte de sedimentos formadores da bacia foram terrenos metamórficos, o que é evidenciado pela presença de minerais como andaluzita, sillimanita, lawsonita, estaurolita e cianita.
Com os dados obtidos por difratometria de raios-x em amostra total, concluiu-se que a metodologia para a identificação de argilominerais deve ser aprimorada para as rochas da Formação Serra do Caeté a qual apresentou condrodita, walfordita, uralborita, perryita, alstonita e kamiokita, minerais traços de terrenos cristalinos não associado a argilominerais, enquanto na Formação Puga foi encontrado dickita e amesita, ambos argilominerais do grupo da caulinita. Na Formação Bauxi também foi encontrado um argilomineral a brindleyita. Os minerais traços dussertita e rudashevskita também estão presentes nesta formação. O primeiro é encontrado em zonas de oxidação de alguns depósitos de metais básicos e o segundo assim como a perryita, que foi encontrada no Grupo Araras e na Formação Serra do Caeté, são minerais exóticos cuja origem tem sido associada a meteoritos, o que demanda uma abordagem mais específica para tratar esse assunto, o que não era o foco deste trabalho. No Grupo Cuiabá foi encontrado antigorita, mineral de metamorfismo regional e de contato, e ainda caulinita e magnetita.


MARCELLO, Aline Maiara. Minerais acessórios dos depósitos glaciais neoproterozóicos em Mato Grosso. Cuiabá, 2011, 64 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Coordenação de Ensino de Graduação em Geologia - Instituto de Ciências Exatas e da Terra - Universidade Federal de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário