"Geoturismo, de uma maneira geral, é a atividade que se destina a promover meios e serviços que permitam aos visitantes adquirirem conhecimento e entendimento da geologia de um local, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento das Ciências da Terra, além da simples apreciação da beleza da paisagem.
Neste contexto, pela 211ª vez a nossa cidade foi visitada por uma excursão com objetivos científicos: desta feita, por um grupo de 27 formandos em geologia da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a liderança da Profa. Dra. Ana Claudia Dantas da Costa e da monitora Geól. Mariarosa Fernandes de Souza. A excursão foi guiada pelo Geól. Augusto Pedreira e teve como objetivo estudar os afloramentos de rocha situados ao longo da Estrada do Feijão, entre as serras da Gameleira e das Lajes no município de Morro do Chapéu, além de outros pontos de interesse geológico situados em municípios da região: Jacobina, Várzea Nova, João Dourado e Irecê.
Essas rochas mostram com muita clareza a evolução histórica do nosso planeta e, por esta razão, têm sido frequentemente visitadas por outras excursões. Além desses objetivos científicos, os futuros geólogos admiraram as paisagens das serras da Gameleira, das Lajes e da cachoeira do Ferro Doido.
Nesta cidade, o apoio logístico para a excursão foi dado pelo Centro Integrado de Estudos Geológicos - CIEG, dependência da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, situado no Parque da Soledade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário