Ontem, dia 5 de abril, o Colegiado de Curso de Geologia reuniu-se com representantes das 5 séries do curso para ouvir seus relatos sobre o andamento do curso no primeiro mês de aulas. Foram apresentados problemas que os estudantes consideram crônicos do curso.
Havia um represamento da vontade de manifestação dos estudantes, e muito do que acabou sendo relatado foi mais voltado a críticas de situações crônicas, não exatamente vinculadas ao mês de março de 2011.
O Colegiado acatou o documento apresentado pelos estudantes mas esclareceu que essas reuniões terão o objetivo de auscultar, mês a mês, o funcionamento do curso.
Abrir espaço para os estudantes apontarem problemas é importante para que eventuais situações que interfiram no bom andamento do curso sejam abordadas pelo Colegiado em tempo hábil para tentar corrigi-las.
A ideia é não deixar que eventuais problemas se arrastem até o final do ano letivo, que é quando as reclamações (de corredor, não formalizadas) surgem. Junto com as notas e conceitos finais das disciplinas.
O modo que o Colegiado encontrou de formalizar a existência de problemas foi a realização de reuniões formais.
Postas em atas, as informações dos estudantes geram um documento formal.
É a partir dessa formalização que o Colegiado passa a possuir instrumento mais efetivo de ação.
Busca-se, com isso, a otimização (no melhor sentido da palavra) da execução do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário