Em reunião realizada hoje, no auditório Prof. João Balduíno (conhecido popularmente por Mofão), professores e alunos do curso de Geologia receberam a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Profa. Míriam), o Coordenador de Ensino de Graduação (Florisvaldo) e a Supervisora de Ensino (Rose) para dar início ao processo de reestruturação do projeto pedagógico do curso.
A Pró-reitora explicitou a orientação que vem sendo formulada pela PROEG no sentido de unificar a oferta de cursos de graduação em termos de periodicidade, horários, turnos de funcionamento e regime acadêmico.
Num breve resumo, ela é favorável ao aumento da oferta de vagas para Geologia, com duas entradas anuais (março e agosto), para um curso semestral de regime que se está estudando nos órgãos superiores, que seria algo híbrido entre o antigo regime de créditos e o seriado semestral. Este ponto carece ainda de maior discussão de nossa parte.
O Coordenador de Ensino de Graduação da PROEG afirmou que os currículos mínimos que regiam os cursos de graduação foram abolidos, sendo que o curso de Geologia não foi contemplado pelo MEC com Diretrizes Curriculares próprias. Ele lembrou que está em andamento uma construção de consenso entre os Coordenadores de cursos de Geologia quanto a essas diretrizes.
Na reunião, durante o debate, os estudantes aproveitaram para ler e entregar à Pró-reitora uma carta de reivindicações e críticas ao andamento do curso.
A avaliação de que faço desse encontro é muito boa. O contato da comunidade com membros da administração superior, bem como a possibilidade de os estudantes expressarem suas demandas de forma contundente, em falas claras, concisas, que demonstram a maturidade do seu entendimento dos problemas vivenciados tanto pelo curso quanto pela universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário