12 de junho de 2012

Integração de dados e compartimentação dos sistemas mineralizados do alinhamento Peru-Trairão - Setor leste da Província Aurífera Alta Floresta
TCC 2011 | Resumo

Leonardo Pereira da Silva

Orientação:
Dra. Márcia Aparecida Sant'ana de Barros

Co-orientação:
Dr. Antônio João Paes de Barros

A Província Aurífera Alta Floresta (PAAF), é uma das últimas grandes fronteiras exploratórias do país, onde ainda há expectativa da descoberta de depósitos minerais de classe mundial. Contudo, a província é ainda deficiente em mapeamentos geológicos de detalhe, o que dificulta análises metalogenéticas regionais, principalmente no que tange ao entendimento dos controles litológicos e estruturais e dos diversos tipos de mineralizações auríferas. O presente trabalho tem como objetivo consolidar as informações de interesse metalogenético e exploratório em um segmento da PAAF (Terreno Peixoto), visando contribuir para um melhor entendimento, em escala regional, da relação dos granitos e das mineralizações de ouro associadas. No setor leste da Província Aurífera de Alta Floresta (PAAF) as mineralizações auríferas ocorrem em veios, sistemas de veios ou disseminados. A maioria destes depósitos encontra-se limitados, e aparentemente controlados por descontinuidades estruturais, estendendo-se da região garimpeira do Trairão, a norte, até a região garimpeira do Peru, a sul. Esse alinhamento orientado NW-SE, reflete a existência vários depósitos auríferos do tipo filoneanos, na sua maioria são sub-verticais e com direções variáveis, hospedados em suítes graníticas paleoproterozóicas, provenientes de fonte crustal e arqueana e a deformação concentra-se principalmente ao longo de zonas de cisalhamento. A utilização de geotecnologias, em uma abordagem de processamento e integração de dados, agregando informações metalogenéticas dos corpos primários já conhecidos, e que serão disponibilizados na internet é algo que até então não havia sido considerado em trabalhos anteriores. Os principais resultados obtidos foram: (i) análise dos principais sistemas mineralizados dispostos no alinhamento Peru-Trairão, em especial dos sistemas Flor da Serra e Peixoto Central; (ii) uma coluna estratigráfica com a relação entre idade de formação e depósitos auríferos associados; e (iii) um banco de dados que será disponibilizado na internet, no site da METAMAT.


SILVA, Leonardo Pereira da. Integração de dados e compartimentação dos sistemas mineralizados do alinhamento Peru-Trairão – Setor leste da Província Aurífera Alta Floresta. 2011, 83 f. Monografia (Graduação em Geologia) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário