13 de junho de 2012

Contexto estratigráfico e deposicional das rochas carbonáticas associadas aos depósitos glaciogênicos do Grupo Cuiabá (Zona Interna da Faixa Paraguai Norte, MT)
TCC 2011 | Resumo

Luciano Basílio da Silva
Vicente Borges Barbosa

Orientação:
Prof. Dr. Gerson Souza Saes

Co-orientação:
Geól. Vinicius Beal

O presente trabalho trata do estudo comparativo das características das sucessões estratigráficas, contexto tectônico e condições de metamorfismo a que foram submetidos os metassedimentos e interpretação dos ambientes deposicionais das sequências portadoras de ocorrências de rochas carbonáticas no Grupo Cuiabá, Zona Interna da Faixa Neoproterozóica Paraguai Norte. Para tanto foram investigadas três áreas separadas geograficamente por cerca de 300 km entre si onde estão expostas ocorrências ainda não mineradas (Poconé/Chumbo e Planalto da Serra) e uma frente de lavra (Calcário do Vale em Nova Xavantina). Esta ocorrência encontra-se em diferentes horizontes estratigráficos do Grupo Cuiabá, desde suas camadas mais inferiores (Formação Campina de Pedra em Chumbo) até seus pacotes mais jovens (camadas de topo da Formação Coxipó em Planalto da Serra e Nova Xavantina). Em Poconé/Chumbo as rochas carbonáticas constituem uma lente isolada de metacalcarenitos intraclásticos, espessa de cerca de 30m, no núcleo da Braquianticlinal do Bento Gomes associada a filitos e metarenitos carbonosos, metarcóseos e metagrauvacas, intensamente deformados e metamorfisados em Baixo Grau, na Zona da Biotita. Seu ambiente deposicional é interpretado como lacustre em fase rift inicial da Bacia Paraguai. Em Planalto da Serra ocorrem várias lentes de mármores microcristalinos nos flancos das anticlinais nucleadas por diamictitos cinza-esverdeados. Os mármores estão intercalados a metarcóseos e metapelitos maciços ou com laminação rítmica ambos discretamente deformados, metamorfisados na Zona da Clorita e seu ambiente deposicional é interpretado como uma plataforma marinha rasa com periódicos eventos de fluxos gravitacionais subaquosos, em uma bacia de margem passiva. Na região de Nova Xavantina as rochas carbonáticas são mármores dolomíticos intraclásticos, pretos e azulados, com areia de quartzo detrítico dispersa na rocha. Apresentam deformação discreta, metamorfismo na Zona da Clorita e estão associados a metapelitos laminados ou maciços, metarenitos ferruginosos e metadiamictitos. O ambiente deposicional é sugerido como marinho raso a costeiro em bacia de margem passiva a semelhança dos carbonatos de Planalto da Serra. Os resultados alcançados permitem sugerir que nenhuma das ocorrências estudadas está associada diretamente com depósitos glaciais como aventado por diversos autores, sendo as rochas da Formação Campina de Pedra em Chumbo, depositadas em uma fase pré-glacial em clima tropical e as ocorrências de Planalto da Serra e Nova Xavantina, acumuladas em margem passiva após o clímax da atividade glacial da porção média do Grupo Cuiabá (Fácies Engenho), os diamictitos representando a ressedimentação destes depósitos por efeito do soerguimento glácio-eutático das bordas da bacia após a retração das massas de gelo no final da glaciação marinoana.


SILVA, Luciano Basílio da; BARBOSA, Vicente Borges. Contexto estratigráfico e deposicional das rochas carbonáticas associadas aos depósitos glaciogênicos do Grupo Cuiabá (zona interna da Faixa Paraguai Norte, MT). 2011, 67 f. Monografia (Graduação em Geologia) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário