24 de maio de 2011

Começou hoje a VII Semana de Estudos Geológicos da UFMT

Evento que reputo da maior importância, tanto pela presença numerosa de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas ligadas à Geologia. O local do evento é o Centro Cultural da UFMT, com auditório amplo, contando também com sala de exposições frontal ao auditório onde estão expostas amostras de minerais, rochas e fósseis do acervo da UFMT e de professores, bem como banners com trabalhos inscritos no evento.

A mesa de abertura contou com a Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação, Dra. Leny Caselli Anzai - representando a Magnífica Reitora Dra. Maria Lúcia Cavalli Neder -, o Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Dr. Edinaldo de Castro e Silva, do geólogo e Presidente da Associação dos Geólogos de Mato Grosso, André Molina, da Presidenta do Cematege, Arielly de Lima Moraes, do acadêmico e emulador do projeto, Caiubi de Souza Kuhn, a acadêmica Nathália, representando a equipe criadora da Empresa Júnior de Geologia - Geotécnica Soluções em Geologia - e o Coordenador de Ensino de Graduação em Geologia, que aqui escreve.

É um momento marcante para nós professores ver alunos tomando iniciativas bem elaboradas e organizando um evento desse porte, que contou com cerca de 200 inscritos. Estudantes se mobilizando e mostrando que podem fazer de sua passagem pela universidade uma experiência mais enriquecedora do que a mera, e necessária, frequência às aulas e atividades curriculares cotidianas.

Em seguida a equipe criadora da Empresa Júnior apresentou seu projeto, de forma clara e caracterizadora da seriedade com que estão encarando esse desafio. O que se viu foi competência, vontade política, força de vontade e a perspectiva de um muito bem sucedido empreendimento.

Na parte da tarde, uma esclarecedora palestra do Dr. João César de Freitas Pinheiro, geólogo do DNPM, que tratou da importância e da inserção do trabalho do geólogo no cotidiano de toda a sociedade, abordando também aspectos políticos relevantes, a mostrar aos estudantes de Geologia a necessidade do envolvimento e conhecimento dos condicionantes políticos e econômicos, bem como a responsabilidade social ligada ao trabalho dos profissionais de Geologia.

Após, o Dr. Gilmar Vital Bueno, geólogo da Petrobrás, expôs toda uma gama de trabalhos possíveis de serem feitos por geólogos em empresas petrolíferas, nos vários estágios e segmentos da estrutura dessas empresas, apontando que a Petrobrás terá que, em poucos anos, duplicar o seu contingente de geólogos para fazer frente a todo o crescimento previsto para a empresa.

Foi um aprazível primeiro dia, que espero tenha sequência nos próximos pontos do programa.

Saúdo os estudantes e tudo o que foi visto hoje aponta para a passagem do curso de Geologia da UFMT para um patamar mais elevado de envolvimento e seriedade dos estudantes doravante, o que resultará em um ambiente acadêmico mais enriquecedor para todos que ali vivem, os professores e técnicos, e para os que por ali passam, os acadêmicos.

Essas demonstrações de engajamento e ansiedade por melhorias por parte dos estudantes são um aditivo, um combustível para os professores, quando percebem que seu trabalho cotidiano poderá gerar mais e melhores frutos. Oxalá esse ímpeto permaneça e se multiplique no nosso curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário