30 de setembro de 2010

Segunda chamada da prova de Solos, para quem foi para o Congresso

O professor Ximenes marcou a realização da segunda chamada da prova da disciplina Solos para o dia 5 (cinco) de outubro às 8 horas da manhã. Os alunos que requereram segunda chamada foram:
          Ana Carolina
          Daianne
          Newton
          Rodrigo
          Tiago

Dado o aviso, aqui seguem meus votos de que este esteja sendo um excelente congresso para todos.

16 de setembro de 2010

Componentes da Comissão Eleitoral para escolha do próximo Coordenador do Curso

Vencido o meu mandato, encaminhei ao Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra dois nomes para comporem a Comissão Eleitoral que definirá o processo da eleição d@ nov@ Coordenador(a): o do professor Carlos Humberto e o do acadêmico Caiubi Kuhn, membro do Colegiado de Curso e presidente do Cematege, respectivamente. O Diretor do Instituto solicitou a prerrogativa de indicar um servidor técnico-administrativo para ser o terceiro componente da Comissão.
O Colegiado de Curso de Geologia tinha entendimento de que a Comissão deveria ser composta por um professor indicado pelo Departamento de Geologia Geral, um professor indicado pelo Departamento de Recursos Minerais e um acadêmico indicado pelo Cematege.
Como nenhuma dessas indicações foi formalizada, mas apenas casualmente comentada, fiz as indicações a partir de conversas individuais com os dois indicados, que aceitaram compor a comissão.

A Comissão Eleitoral basicamente definirá o cronograma das diferentes etapas do processo eleitoral, que vão desde a inscrição de candidatos até a apuração dos votos. As normas eleitorais já existem e são uma construção histórica dos movimentos docente e discente ao longo das últimas décadas, particularmente na UFMT, que é pioneira em várias dessas conquistas. Qualquer mudança nessas normas podem significar retrocesso e isso não interessa a ninguém, certo?

Em 2002 o curso de Geologia se fez presente em estande da Expoagro Cuiabá

A publicização do curso de Geologia esteve muitas vezes presente em atividades da comunidade geológica da UFMT. Uma das muitas ocasiões em que essa comunidade se fez presente foi na já tradicional Feira Agropecuária de Cuiabá, no ano de 2002. Nessa oportunidade, os órgãos e empresas ligados a exploração mineral e mapeamento geológico abriram espaço para que o curso da UFMT se apresentasse, com mostruário de minerais, rochas, fósseis etc., com a presença constante de professores e alunos que se revezaram para receber e orientar visitantes. Abaixo, estão os registros fotográficos de um dos "plantões geológicos".


4 de setembro de 2010

3 de setembro de 2010

A busca da comunicação

Não há como escapar! Se os espaços existem, vamos ocupá-los. Aos alunos, professores e interessados no curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso apresento o nosso blog. Nessa altura da vida, devo demorar um pouco para aprender e apreender a dinâmica e organização de um blog. Toda ajuda ou sugestão é e será bem aceita.

Essa figura é utilizada para representar o curso, e contém o logotipo primeiro da UFMT repousando sobre dois martelos de geólogo. Mais detalhes sobre o curso virão aos poucos, em doses homeopáticas.