A programação das atividades integradas prossegue hoje (9), às 15h30, com o Calourada em Debate, no Teatro Universitário, no campus de Cuiabá. O ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque (PDT-DF), participa de uma mesa-redonda com os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT). Em pauta, educação brasileira; direitos para a juventude juventude como a garantia da meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos; combate à corrupção e a aprovação da Lei da Ficha Limpa. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição social.
Cristovam Buarque
Ex-ministro da Educação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 e 2004, Cristovam Buarque implantou o programa Bolsa-Escola, quando foi governador do Distrito Federal, de 1995 a 1998. Criou a ONG Missão Criança para promover a idéia da bolsa escola no Brasil e no exterior. O programa, recomendado pela ONU, está fazendo uma revolução na educação e na luta contra a pobreza em todo o mundo. Desde 1979, é professor da Universidade de Brasília (UnB), tendo sido reitor no período 1985-1989. Trabalhou por seis anos para o Inter-American Development Bank (IADB), em Washington, DC. Autor de 19 livros publicados no Brasil, sendo dois publicados no exterior
Randolfe Rodrigues
Relator do Estatuto da Juventude, que consolida os direitos para a juventude como a garantia da meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos, o senador Randolfe Rodrigues preside a CPI do Ecad (Comissão Parlamentar de Inquérito de Escritório Central de Arrecadação dos Direitos Autorais). O parlamentar é líder do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Senado Federal. É membros titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE ), da Subcomissão Permanente de Segurança Pública (CCJSSP), e da CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas no Brasil (CPITRAFPE).
Pedro Taques
Cuiabano e ex-procurador da República, Pedro Taques é conhecido pelo combate à corrupção e ao crime organizado. Renunciou a carreira jurídica para ingressar no Legislativo. É o 1º vice-líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Senado Federal. É membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ ), Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Comissão Temporária Externa - Conflito agrário na divisa dos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia (CTECONFLITO), Subcomissão Permanente de Segurança Pública (CCJSSP), Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 (CMACOPOLIM), e da Subcomissão Temporária de Acompanhamento da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (CMARIO20)