13 de julho de 2011

Férias do Coordenador

Informo que estarei em férias a partir do próximo dia 15, sexta-feira, sendo que o Prof. Jackson responderá pela Coordenação durante os 15 dias dessas férias.

A Secretaria da Coordenação continua funcionando normalmente, com o Estagiário durante as manhãs e com a Secretária retornando às atividades normais a partir de quinta-feira (14 de julho).

6 de julho de 2011

Curso de Geologia terá novo(a) Coordenador(a) em breve

Informo à comunidade geológica da UFMT que pedi exoneração da função de Coordenador de Ensino de Graduação em Geologia, sendo que o Colegiado de Curso nomeou uma Comissão Eleitoral para a escolha de novo nome para a função.

O motivo de minha saída é pessoal. Preciso de tempo disponível para dar andamento e para concluir minha tese de doutoramento.

Estou certo de que a Comissão Eleitoral - composta pela professora Ana Cláudia, pelo professor Zacarias e pela acadêmica Arielly - deverá publicar muito em breve a regulamentação e o calendário do processo eleitoral.

Agradeço, desde já, a consideração e o carinho que sempre recebi dos servidores docentes e técnico-administrativos com quem tive que lidar nesses três anos à frente da Coordenação. Em especial, agradeço aos estudantes pela paciência e boa vontade que sempre tiveram para comigo.

Aquiles Lazzarotto

Coral da UFMT: uma atividade cultural disponível para toda a comunidade

Participar de um coral estimula o espírito da solidariedade, a ideia de que o importante é o conjunto e não o indivíduo.

Cantando em corais aprende-se que uma voz não pode se sobressair. Ela tem que compor, consoar, soar junto. Isso exige o aguçamento da percepção do outro para que timbres e notas se harmonizem. O todo, o resultado final, é maior do que uma mera soma das vozes ali presentes. Há uma mágica nas inúmeras sequências harmònicas que os artistas compõem para os corais. Desde o canto gregoriano até as mais radicais composições contemporâneas, busca-se projetar um quadro de emoções que atingem cada ouvinte de modo especial, diferenciado pelas diferentes histórias e momentos de cada um.

A atividade coral leva os cantores a ultrapassar seus limites. A exposição em palcos, a construção da voz com exercícios, o estímulo à percepção auditiva, tudo isso mexe com o corpo e com a mente, levando os cantores a fortalecer sua postura em todas as outras atividades cotidianas.

Ninguém sai ileso da experiencia coral. É um espaço para cooperadores iguais e fraternos. Essas características desenvolvem-se no contínuo trabalho de múltiplos ensaios e inumeráveis insights, envolvendo regente e cantores.

Cantar em grupo torna mais fácil entender porque se usa dizer que 2+2 nem sempre é 4.

As crianças são normalmente fascinadas por música, e a vivência da música em grupo estimula o desenvolvimento motor e a percepção espacial. Música tem história, ocupa espaço e tem cores. Basta deixar a imaginação fluir. E nisso as crianças são insuperáveis. Basta ver os dois últimos vídeos abaixo para se perceber a expressão de envolvimento e entrega das crianças à música.







2 de julho de 2011

Fotos da II Semana de Estudos Geológicos, em 1981

A Segunda Semana de Estudos Geológicos da UFMT aconteceu em maio de 1981, promovida pelo Departamento de Geologia.



1 de julho de 2011

Fotos do curso de Geologia de "antigamente"

Atividade de campo no final de 1980.



Petrobras abre concurso com vagas para geólogos

A Petrobras lançou edital de concurso nacional, via Cesgranrio, oferecendo vagas para Geólogos (16) e Geofísicos (11), dentre outros.

Veja a íntegra do edital em arquivo pdf aqui.

Alunos de TCC devem protocolar seus projetos até dia 13 de julho

O Colegiado de Curso de Geologia, em reunião realizada hoje, 01/07/2011, deliberou que os alunos matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso devem protocolar (ou protocolizar?) os projetos de seus trabalhos, endereçado ao Colegiado de Curso de Geologia, até o dia 13 de julho próximo.

Tal decisão se baseia na necessidade que o Colegiado percebe de se fazer um acompanhamento dos trabalhos.

Deliberou-se, também, que os professores que orientam os TCCs reunir-se-ão no dia 6 de julho, às 09:30h para definirem os passos a serem seguidos até o encerramento do ano letivo.

A preocupação de alguns orientadores relaciona-se à frequente correria de fim de ano, que, por vezes, não permite que os formandos efetuem as correções solicitadas pelas bancas examinadoras antes da colação de grau.

Uma vez que há a intenção, por parte desta Coordenação, de publicizar os trabalhos, é natural que todos queiramos que os mesmos estejam bem estruturados e sirvam tanto como cartão de visitas para os formandos em busca de seu primeiro emprego quanto para aferir o grau de exigência dos seus orientadores.