27 de abril de 2011

Base Avançada de Pesquisa do Pantanal

Ofício circular do Gabinete da Reitoria da UFMT informa que a universidade mantén convênio com o SESC Pantanal, a partir do qual se deu a instalação de uma Base Avançada de Pesquisa do Pantanal (BAPP) em Porto Cercado, no município de Poconé-MT, além de outras parcerias.

No ofício solicita-se a todos que não usam a Base, mas que porventura procuram acesso à Estância Ecológica da Reserva Particular de Patrimônio Natural do SESC Pantanal (RPPN) "e necessitam demandar algum apoio, autorização ou outra ação do SESC Pantanal, que tal demanda seja feita de maneira oficial e institucionalizada, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT (PROPeq), que é o órgão responsável pela interlocução com a superintendência do SESC Pantanal".

22 de abril de 2011

Na Bahia, Campo de Dom João retoma produção



Notícia divulgada em 19 de abril de 2011 no sítio Petrobras - Fatos e Dados.





A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou o projeto de retomada da produção no campo de Dom João, localizado no município de São Francisco do Conde, na Bahia, com investimentos de R$ 230 milhões. A perspectiva é que haja aumento da produção de petróleo, com a perfuração de 40 poços horizontais que devem incrementar mais 2.500 barris por dia para o estado.


20 de abril de 2011

GRADE HORÁRIA ATUALIZADA




GEOLOGIA -  PRIMEIRA SÉRIE – HORÁRIOS 2011/1



Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira

07:30
Filosofia
(1º sem)
Biologia
(2º sem)
E 158
Geologia
Geral O
E 161
Cálculo
E 158
Elementos
Turma O/O1
E 158
Cálculo
E 158


08:30


09:30
Química
E 158
Geologia
Geral O/O1
E 158
Elementos
Turma O
E 146
Química
E 158


10:30


11:30






12:30







13:30
Cristal
Turma O
E 165
Cristal
Turma O2
E 165
Cálculo
E 158




14:30




15:30
Cristal
Turma O1
E 165
Cristal
Turma O3
E 165





16:30






18:30









Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira

07:30







08:30







09:30



Geologia
Geral O1
E 161



10:30






11:30







12:30







13:30



Elementos
Turma O1
E 146



14:30






15:30








Petrobras realiza primeira exportação de petróleo do pré-sal

Reproduzo notícia postada em 19 de abril de 2011 no site Agência T1 (ver aqui)





A Petrobras concluiu junto à estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (ENAP), as negociações para a venda da primeira carga de petróleo produzida no pré-sal destinada à exportação.

Foram vendidos 1 milhão de barris de petróleo extraídos do Campo de Lula, na Bacia de Santos, com embarque previsto para meados de maio de 2011 e que serão entregues em Quintero e San Vicente, no Chile.

Fonte: Agência Petrobras

Os problemas das terras raras

Reproduzo artigo postado em 20 de abril de 2011 no site do Luís Nassif.


Brasil deve retomar mineração de terras raras

Por Bruno de Pierro, no Brasilianas.orgDa Agência Dinheiro Vivo

A decisão do governo chinês de elevar os impostos sobre terras raras, no início de abril, tem preocupado muitos países que dependem da matéria-prima. O Brasil está entre as nações impactadas e já registra alta de até 200% no preço do neodímio comprado da China, segundo informaram distribuidores nacionais ouvidos pelo Brasilianas.org. A taxa de terras raras, antes cobrada no valor de 3 yuans a tonelada, agora pode variar entre 30 a 60 yuans.

O problema é agravado pelo fato da China deter 97% da produção mundial de terras raras, elementos minerais usados na fabricação de aparelhos de alta tecnologia, como notebooks e smartphones, até em componentes eletrônicos e espaciais. O super-ímã, por exemplo, feito a partir do neodímio, é encontrado em fones de ouvidos e porta-retratos, mas também discos-rígidos de computadores.

19 de abril de 2011

Geometria Descritiva já tem professora

A professora Flávia, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, será a responsável pela disciplina Geometria Descritiva.

Uma vez que o horário previsto na nossaa grade para essa disciplina choca com horário em que a professora minsitra aulas para a Engenharia Civil, a mesma solicitou da Coordenação do Curso que estabeleça outro horário.

Conversando com alunos da 3ª série, foi sugerido o horário de segundas-feiras, de 15:30 às 17:30, após a aula de Geomorfologia.

No momento aguardo por confirmação da turma sobre a possibilidade de mudar a Geometria Descritiva para esse horário.

16 de abril de 2011

Paralisação do curso em dezembro de 2002

Em dezembro de 2002 ocorreu uma paralisação do curso de Geologia. Os alunos elaboraram uma pauta de reivindicações que, atendidas, produzem efeitos até hoje.

A construção das conquistas do curso tem uma história de diversos momentos como esse, desde o final da década de 1970.


Calouros de 2002

Fotos inéditas dos calouros de 2002...

15 de abril de 2011

Fim de tarde... sem dedetização, mas com poesia

No embalo da dedetização ou não dedetização, uma professora poetizou o momento:

"Ainda bem que as baratas,
tontas como são,
não sabem destas informações
desencontradas...
Se sabemos nós então,
que ficamos assim...
flutuantes,
alternantes de decisões,
imaginem elas,
afoitas e desamparadas?
Mudariam as malas e bagagens
para os novos edifícios ao lado:
e poriam em nós uma cilada
de voltarem assim que
a empreitada estivesse acabada..."

Ana

12 de abril de 2011

Primeiro passo da reestruturação curricular de Geologia

Em reunião realizada hoje, no auditório Prof. João Balduíno (conhecido popularmente por Mofão), professores e alunos do curso de Geologia receberam a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Profa. Míriam), o Coordenador de Ensino de Graduação (Florisvaldo) e a Supervisora de Ensino (Rose) para dar início ao processo de reestruturação do projeto pedagógico do curso.

A Pró-reitora explicitou a orientação que vem sendo formulada pela PROEG no sentido de unificar a oferta de cursos de graduação em termos de periodicidade, horários, turnos de funcionamento e regime acadêmico.

11 de abril de 2011

Reestruturação curricular começa amanhã, dia 12

Todos estão convidados: alunos, professores e técnico-administrativos que têm envolvimento com o curso de Geologia.

Amanhã, dia 12 de abril, às nove horas.

Local: inicialmente, sala 158, mas estou aguardando resposta quanto ao uso do auditório Prof. João Barduíno (conhecido como "Mofão").

A Pró-reitora de Ensino de Graduação se fará presente, acompanhada por assessores.

O objetivo da reunião é obter junto à PROEG as orientações gerais para o encaminhamento da reformulação curricular que faremos no curso.

Partindo das demarcações apresentadas pela PROEG, discutiremos em uma próxima reunião, quais os procedimentos do coletivo para se atingir o objetivo com a maior brevidade possível.

É muito importante que tenhamos ampla participação de todos, tendo em vista que mais cabeças pensam melhor e apresentam mais pontos a discutir. Além da legitimidade que adquire um processo desse tipo quando é construído e aprovado pelo coletivo.

6 de abril de 2011

Pode parecer, mas não é brincadeira

VAI HAVER DEDETIZAÇÃO AMANHÃ.

ELA TERÁ INÍCIO POR VOLTA DAS 15 HORAS NO BLOCO DA FRENTE DO ICET, VINDO EM DIREÇÃO AO BLOCO DA ENGENHARIA SANITÁRIA.

INFORMAÇÃO REFORMULADA HÁ POUCO, CONFIRMADA JUNTO À PREFEITURA DO CAMPUS.

NÃO HAVERÁ MAIS A DEDETIZAÇÃO AMANHÃ

Fui informado há poucos minutos que a empresa dedetizadora não poderá dedetizar os blocos do ICET e da FAET.
Foi uma correria para avisar todo mundo sobre a dedetização (hoje de manhã informou-se que haveria) e agora fica essa desagradável sensação de tempo perdido, bem como de atividades desmarcadas e que não podem ser retomadas assim de última hora.
Lamento profundamente o ocorrido.

Dedetização do conjunto de blocos do ICET e da FAET

Há pouco fui informado de que amanhã, dia 7 de abril, no período da tarde, ocorrerá a dedetização dos blocos que fazem parte do ICET e da FAET.

A dedetização terá início após as 14 horas, iniciando pela parte que faz frente para a praça do Bandejão e vindo para os blocos do fundo na sequência.

É provável que a equipe dedetizadora chegue ao bloco da Geologia por entre as 15 e as 16 horas.

Pelo que entendi, será possível a permanência de pessoas nessas dependências até a chegada da equipe.

Solicito a quem tenha chaves de salas ou laboratórios que permaneça no bloco para permitir o acesso dos dedetizadores a essas salas, tornando mais eficaz o trabalho.

A empresa dedetizadora recomenda que os locais dedetizados permaneçam desocupados por pelo menos duas horas após a aplicação dos venenos.

Com isso, fica adiada a reunião que seria feita amanhã sobre a reformulação curricular do curso de Geologia.

Solicitei à PROEG que agende uma nova data para a reunião, se possível, e de preferência, na próxima semana.

Reunião de acompanhamento do Curso

Ontem, dia 5 de abril, o Colegiado de Curso de Geologia reuniu-se com representantes das 5 séries do curso para ouvir seus relatos sobre o andamento do curso no primeiro mês de aulas. Foram apresentados problemas que os estudantes consideram crônicos do curso.

Havia um represamento da vontade de manifestação dos estudantes, e muito do que acabou sendo relatado foi mais voltado a críticas de situações crônicas, não exatamente vinculadas ao mês de março de 2011.

O Colegiado acatou o documento apresentado pelos estudantes mas esclareceu que essas reuniões terão o objetivo de auscultar, mês a mês, o funcionamento do curso.

Abrir espaço para os estudantes apontarem problemas é importante para que eventuais situações que interfiram no bom andamento do curso sejam abordadas pelo Colegiado em tempo hábil para tentar corrigi-las.

A ideia é não deixar que eventuais problemas se arrastem até o final do ano letivo, que é quando as reclamações (de corredor, não formalizadas) surgem. Junto com as notas e conceitos finais das disciplinas.

O modo que o Colegiado encontrou de formalizar a existência de problemas foi a realização de reuniões formais.

Postas em atas, as informações dos estudantes geram um documento formal.

É a partir dessa formalização que o Colegiado passa a possuir instrumento mais efetivo de ação.

Busca-se, com isso, a otimização (no melhor sentido da palavra) da execução do curso.

5 de abril de 2011

Reformulação curricular: reunião dia 7 de abril

A partida para a discussão e elaboração da reestruturação curricular do curso de Geologia ocorrerá no próximo dia 7 de abril.
Nessa data faremos reunião geral envolvendo alunos, professores e servidores técnico-administrativos interessados no tema, bem como o Colegiado de Curso de Geologia.
A Pró-reitora de Ensino de Graduação garantiu sua participação na reunião, acompanhada de assessores da PROEG.
O objetivo de a Coordenação de Ensino de Graduação em Geologia ter convidado a PROEG a participar é o de que sejam apresentados aspectos da política da UFMT para os cursos de graduação, bem como apontar limites, delimitando o trabalho a ser desenvolvido, permitindo uma rápida tramitação do processo ao se evitar pontos que de antemão seriam problematizados pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE).
É importante a participação de toda a comunidade geológica da UFMT para que o processo tenha sucesso e para que o resultado do trabalho reflita da melhor maneira possível os anseios dessa comunidade.

Reunião de acompanhamento

Informo que será realizada hoje, dia 5 de abril, às 17:30h, na sala 163, reunião do Colegiado de Curso de Geologia com os representantes das 5 séries do curso. A pauta será a informação, pelos alunos, sobre o desenvolvimento/andamento das disciplinas de cada série.
Em sua reunião seguinte, a ser marcada, o Colegiado de Curso terá em sua pauta a análise das informaçoes recebidas e eventuais providências a serem tomadas.

Reposição de aulas de Cristalografia

O professor de Cristalografia, ano letivo de 2011, informa que haverá reposição das aulas não ministradas durante seu afastamento para participar de atividade de campo da disciplina Estágio Curricular em Mapeamento Geológico.
Para as turmas O e O1 a reposição será feita na terça-feira (dia 12 de abril) às 15:30h.
Para as turmas O2 e O3 a reposição ocorrerá na segunda-feira (dia 11 de abril) às 15:30h.