26 de novembro de 2010

Paulo Augusto da Silva Cruz defenderá sua monografia de "Trabalho de Conclusão de Curso" no dia 29 de novembro

O graduando Paulo Augusto da Silva Cruz submeterá a uma banca examinadora seu Trabalho de Conclusão de Curso, a monografia intitulada " Mapeamento geológico geotécnico subsídio: para planejamento urbano dos Bairros Itapuã, Três Poderes e Paiaguás II em Cuiabá-MT".

Serão membros da banca o professor Dr. Antonio Brandt Vecchiato, orientador do aluno, o geólogo Dr. Jocy Gonçalo de Miranda e o professor Mestre Valdinir Piazza Topanotti.

A defesa está marcada para ter início às 09h30 do dia 29 de novembro, no Auditório da Geologia, no térreo do Bloco E, Instituto de Ciências Exatas e da Terra.


Este é um evento público para o qual toda a comunidade interessada no tema está convidada a assistir e participar.

O Paulo Augusto é o primeiro dos graduandos de 2010 a defender a monografia de graduação.

25 de novembro de 2010

Informações sobre criação e reconhecimento do curso

          O curso de Geologia da UFMT foi criado pela Resolução 82/1975 do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso. Foi reconhecido por meio da Portaria 475 do Conselho Federal de Educação, datada de 9 de setembro de 1980.
          Essas são informações daquele tipo que a gente muitas vezes tem dificuldade de localizar. Fica aqui o registro.

24 de novembro de 2010

ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DA GEOLOGIA

No dia 29 de novembro, manhã e tarde, se dará a votação para a escolha do Coordenador para o próximo biênio. Digo "do Coordenador" porque somente eu, Aquiles Lazzarotto, me candidatei. Estarei em luta contra os Brancos, Nulos e Abstenções.
Assim, convido alunos e professores do curso de Geologia a participarem. Votar é importante mesmo, e inclusive, se for para mostrar que o candidato apresentado não é do seu agrado.

18 de novembro de 2010

Poesia do meu todo dia

Aqui, no computador da Coordenação, tem uma poesia que a professora Ana Cláudia escreveu e me passou. E é bom parar, às vezes, para lê-la:
A poesia fala nas cores, nas formas, nas formas das letras e das cores.

17 de novembro de 2010

Próxima reunião do Colegiado de Curso será em 19 de novembro

O Coordenador de Ensino de Graduação em Geologia convoca os membros do Colegiado de Curso de Geologia para reunião a ser realizada no dia 19 de novembro, sexta-feira, às 9 horas, na sala de reuniões do Departamento de Geologia Geral.
Pauta:
- Análise e encaminhamento da programação de aulas de campo de 2011
- Análise de relatório de estágio docência (mestrado em Recursos Hídricos)
- Aproveitamento de estudos de Rafael
- Trancamento de matrícula de Fábio V.
- Segunda chamada de trabalho de Paulo H.
- Assuntos gerais

Os membros do Colegiado continuam sendo os mesmos, com seus mandatos prorrogados até a indicação de novos membros após a eleição do próximo (ou da próxima) Coordenador@.

11 de novembro de 2010

Época dos resultados finais das avaliações

          Nesta parte do ano avolumam-se as dúvidas sobre como se chega aos resultados finais das avaliações feitas durante todo o ano letivo. Os cursos seriados na UFMT têm uma norma própria, diferente das que regem os cursos em regime de créditos ou os em regime modular.

          Todas as resoluções dos Conselhos da UFMT podem ser consultadas através do sítio da universidade (www.ufmt.br) e convém que tanto alunos quanto professores estejam cientes de seus direitos e deveres acadêmicos.
          Quem ganha um brinquedo, um jogo, logo vai ler as regras para aprender a jogar.
          Quem compra um remédio vai à bula para saber suas utilidades, dosagens e efeitos colaterais.
          Já quem ingressa na universidade, dificilmente busca conhecer, ou sequer saber onde ficam, as normas que regerão suas atividades pelos próximos cinco anos. Conhecer as regras do jogo é necessário e importante. Inclusive para se lutar por mudanças das regras que forem entendidas como desnecessárias, obsoletas etc. Entender as normas permite a todos atuar melhor na busca pela melhoria do curso, utilizando as ferramentas de cobrança presentes nas normatizações.

         Essa norma é a Resolução 14/1999/CONSEPE, que estabelece:

CAPÍTULO  IV

DO RESULTADO  FINAL

Art. 73. Será considerado aprovado o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina e encontrar-se em uma das seguintes condições:

I - aprovação direta - ter aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultante do processo avaliativo adotado em cada Curso.
II - aprovação com exame final - ter aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média entre esta nota e a média das demais avaliações.
III - aprovação com exame de 2ª época  -  ter aproveitamento  igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média entre esta nota e a média das demais avaliações, excluída a nota do exame final.

Parágrafo Único. A Nota final obtida pelo aluno e a sua freqüência na disciplina serão registradas em seu histórico escolar.

CAPÍTULO  V

DO  EXAME  FINAL  E/OU  DE  SEGUNDA  ÉPOCA

Art. 74. Deverá submeter-se a exame final, na disciplina, o aluno que, tendo freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), tiver alcançado  nota final  inferior a 7,0 (sete).

Parágrafo Único. O exame final definido em Calendário Escolar, será realizado nos 10 (dez) dias imediatos que antecedem a data de encerramento do período letivo.

Art. 75. Deverá submeter-se a exame de segunda época o aluno que:

I - após a realização do exame final não obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco);
II - não comparecer para a realização do exame final.

Art. 76. Não será concedida nova oportunidade para a realização do exame final e de segunda época, salvo os casos previstos em lei.

Art. 77. O exame de 2ª época será realizado 10 (dez) dias antes da matrícula no curso, definida no calendário escolar da UFMT.

Parágrafo Único. O relatório de notas, contendo o resultado do exame final, deverá ser encaminhado à Coordenação de Administração Escolar - CAE, até 7 (sete) dias corridos, a contar da data de realização do exame final, complementado a posteriori, quando for o caso, do exame de segunda época.